segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Parada Pedagógica do dia 17 de setembro de 2010

“As experiências afetivas nos primeiros anos de vida são determinantes para que a pessoa estabeleça padrões de conduta e formas de lidar com as próprias emoções. Logo a qualidade dos laços afetivos são muito importantes para o desenvolvimento físico e cognitivo da criança.”
Com essa preocupação,foi realizada uma conversa entre as educadoras do CMEI Vila Nova e  a psicóloga Eliane Schultz,especializada em atendimento familiar e relacional com ênfase no processo educacional.
“Aproveitamos esses curtos espaços de tempo para pensarmos sobre nossa prática educacional,portanto é nas paradas pedagógicas que temos a oportunidade de socializar nossas vivências como educadoras,diz a Diretora Valciria,responsável pela Instituição de Ensino.
Sentimentos de alegria, tristeza, choro, carinho devem ser manifestado pela criança e estimulado pelos pais. Esta livre manifestação auxilia na elaboração de diferentes sentimentos e atitudes.
Parece claro que é de total responsabilidade do adulto tornar o ambiente em que a criança cresce, o melhor possível, para que ela se desenvolva saudável e feliz. 




CMEI Vila Nova realiza concurso de declamação


Aconteceu nesta sexta-feira (3) a etapa escolar do primeiro concurso interno de declamação do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Vila Nova. O evento contou com a participação dos pais que vieram prestigiar seus filhos.

A comissão julgadora contou com a presença das professoras Cecília Schroeder, Leonice Alves Guckert e Maria Salete de França, as quais avaliaram quatro quesitos básicos: interpretação, desenvoltura, dicção e fidelidade ao texto.

Durante alguns meses as professoras trabalharam poesias de autores como: Vinícius de Moraes, Ricardo Azevedo, Cecília Meireles entre outros autores da literatura brasileira.

Os alunos classificados nessa etapa escolar foram:

1º lugar: Bianca Pereira, 04 anos, aluna do nível II da professora Roseli.

2º lugar: Amanda Vitória Schibowsky,04 anos, aluna do nível II da professora Carla.

3º lugar: Meriane Dums B. da Silva, 04 anos, aluna do nível II das professoras Sheila e Carla.

Todos os alunos envolvidos receberam certificado de participação e quem representará o CMEI Vila Nova na etapa municipal será a aluna Bianca Pereira, a qual concorrerá pela categoria mirim-infantil de 04 a 06 anos que acontecerá em outubro no auditório do Centro de Excelência Evaristo Stoeberl.


SESSÃO CIVÍCA NO CMEI VILA NOVA

Na sexta-feira dia 03, foi realizada a Sessão Cívica em comemoração a Semana da Pátria no CMEI Vila Nova. Aconteceram várias apresentações feitas pelos alunos com a participação dos pais que vieram prestigiar seus filhos.Durante os dias que antecedem o dia 7 de setembro as professoras desenvolveram atividades relacionadas a Pátria. Atividades como essa desperta nos alunos o amor pelo pátria, tornando-os cidadãos de bem, conscientes de seus atos e responsáveis pela construção de um país melhor.


PROJETO GIRASSOL

Motivar os alunos para compreender e respeitar a natureza como um todo através de pesquisa e da parte prática são os objetivos das atividades. Os alunos do Nível I,turmas:1,2 e 3,desenvolvem atividades de plantio e cuidados com o Girassol,que faz parte do projeto de Meio Ambiente trabalhado pelas professoras Giórgia,Salete,Sirley,Janaína e Norma.
O ser humano é parte integrante deste meio e agente transformador do espaço em que vive, por isso, se faz necessário a aprendizagem e o ensino para o nosso bem viver.